Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a educação do campo alcançar as escolas no rural

2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 68 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362010000300008

ISSN

1809-4465

Autores

Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O presente artigo visa a trazer para o debate os questionamentos em torno da viabilidade das políticas de educação do campo nos territórios do rural brasileiro. Entre a política de direitos e a cultura de direitos, vale a reflexão de como a "educação do campo", ao alcançar o universo retórico e legalista das políticas educacionais brasileiras já no século XXI, pode de fato ser apropriada pelos (significativos) pedaços do rural que não se encontram em "movimento" (este rural ainda sob a lógica da produção capitalista, muitas vezes inerte ao mundo de lutas e labutas dos movimentos sociais em diferentes cantos do Brasil nos últimos vinte anos). O texto aponta para a necessidade de aguçar o debate sobre questões importantes que circundam a educação do rural que se transforma em "campo" e que, ironicamente, pode estar ainda longe de ser implementada entre a noção de um campo ou outro.

Referência(s)