Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Resistência do Consumidor: Diferentes Estágios Teóricos de um mesmo Conceito

2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/remark.v13i1.2531

ISSN

2177-5184

Autores

Marlon Dalmoro, Lisa Peñaloza, Walter Meucci Nique,

Tópico(s)

Business Strategies and Innovation

Resumo

O fenmeno de resistncia do consumidor tem sido alvo recorrente de estudos desde o incio da dcada de 1990, visando identificar o modo como indivduos e grupos aplicam uma estratgia de apropriao em resposta s estruturas de dominao (Pealoza Price, 1993). Num panorama geral, observa-se que os estudos das formas de resistncia do consumidor tm passado por diferentes fases de entendimento. Desta forma, este ensaio terico teve como objetivo analisar os diferentes estgios do entendimento de resistncia nos estudos do consumo, e elaborar um esquema analtico de carter evolutivo. Com base em uma ampla reviso terica, os estudos acerca da resistncia do consumidor foram agrupados em cinco estgios de carter evolutivo: pr-estgio: suporte dos clssicos, resistncia iluminada, resistncia contestada, tentativas de resistncia e agentes de resistncia. O estgio atual no entendimento da resistncia no busca aes de resistncia fora do mercado, pois o mercado seria o campo de batalha onde a resistncia ocorre, envolvendo agentes que assumem diferentes papis num processo de assimilao e resistncia ao longo do tempo. Contrapondo os diferentes estgios com as publicaes brasileiras do tema observou-se que os poucos estudos no esto alinhados com a evoluo do conceito internacionalmente. De maneira complementar, sugestes de estudos a partir deste entendimento so proporcionadas no final deste ensaio. Nesta linha, prope-se que a anlise da resistncia do consumidor passa pela busca da compreenso de como as pessoas se posicionam como sujeitos dentro do mercado.DOI: 10.5585/remark.v13i1.2531

Referência(s)