
Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 95; Issue: 239 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3000
ISSN2176-6681
AutoresNilton Mullet Pereira, Fernando Seffner, Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil,
Tópico(s)Educator Training and Historical Pedagogy
ResumoTrata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças no ensino médio propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos governos estaduais, na perspectiva do ensino de História. Abordamos quatro enfoques conceituais e teóricos: o primeiro refere-se à própria compreensão dos processos de mudanças propostos e sua relação com o ensino de História; o segundo refere-se à centralidade da pesquisa, que assume um caráter de operador estratégico do princípio da interdisciplinaridade e da contextualidade; o terceiro consiste na compreensão do papel dos agentes principais do ensino médio, que são os jovens e as culturas juvenis; o quarto diz respeito ao tema da memória e do patrimônio, uma vez que o ensino de História consiste em um movimento de criação/recriação da memória histórica.
Referência(s)