Child and adolescent mindfulness measure (CAMM): estudo das características psicométricas da versão portuguesa
2013; Springer Science+Business Media; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722013000300005
ISSN1678-7153
AutoresMarina Cunha, Ana Galhardo, José Pinto‐Gouveia,
Tópico(s)COVID-19 and Mental Health
ResumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar a versão portuguesa da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) e o estudo da sua estrutura fatorial e características psicométricas numa amostra de 410 adolescentes com uma média de idades de 15,18 anos. Este estudo permitiu concluir que a CAMM constitui um instrumento de autorresposta que revela uma estrutura unidimensional, uma adequada consistência interna (α = 0,80; FC = 0,85) e fidedignidade teste-reteste (r = 0,46). Apresentou ainda correlações negativas com medidas de depressão, ansiedade, inflexibilidade psicológica e correlações positivas com uma medida de comparação social. O valor destas correlações, apesar de diminuir, manteve-se significativo quando controlado o efeito da inflexibilidade psicológica (processo associado ao mindfulness). Na generalidade, a CAMM é uma medida válida e fidedigna para avaliação de competências de mindfulness em crianças e adolescentes.
Referência(s)