Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A utilização do conhecimento em política: o caso da gestão escolar em Portugal

2009; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 30; Issue: 109 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302009000400004

ISSN

1678-4626

Autores

João Barroso,

Tópico(s)

Educational Assessment and Improvement

Resumo

O presente artigo baseia-se num estudo efectuado no âmbito do projecto de investigação Knowandpol sobre as políticas de autonomia e gestão escolar em Portugal, no período ente 1986 e 2009. O objectivo central da pesquisa incidiu na articulação entre conhecimento e acção pública e desenvolveu-se através das seguintes dimensões analíticas: os actores (mapa social e cognitivo); as ideias e sua evolução; a estruturação do campo político pelo conhecimento. No presente artigo irei apresentar alguns dos pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa realizada, as características principais da política em estudo, a metodologia utilizada na sua análise e, finalmente, as principais conclusões obtidas a partir dos dados recolhidos.

Referência(s)