Da adolescência em perigo à adolescência perigosa
1999; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 15; Issue: 15 Linguagem: Português
10.5380/educar.v15i15.2048
ISSN1984-0411
Autores Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEste artigo trata da relacao intrinseca entre a definicao de adolescencia e a ideia de delinquencia juvenil pre-existente, tomada de emprestimo da filantropia e dos tratados juridicos do seculo XIX, a partir da qual delineou-se a figura do adolescente ideal. Resulta da analise de livros e textos da (psico)pedagogia produzidos entre a primeira decada do seculo XX ate os anos setenta , os quais, por meio de um discurso proprio, tracaram definicoes e problematicas, caracterizando cientificamente o surgimento de uma nova subjetividade, a adolescencia. Essa pesquisa demonstra ainda alguns deslocamentos posteriores da definicao de adolescencia como o rebelde sem causa e o jovem revolucionario e que, ainda com a criacao desses novos personagens, a imagem do adolescente transgressor permaneceu vigente no imaginario social, definindo e determinando os destinos deste sujeito. Abstract This paper deals with the intrinsic relationship between adoslence definition and juveline delinquence, based upon philanthropy, and Judicial Treaties from the XIX century, from where the ideal adolescent was borrowed . It results from an analysis of (Psycho) Pedagogy books and texts from the first decades of the XX century until the seventies which by using their jargons, designed definitions which led to problematic situations, and so scientifically identified a new ADOLESCENCE. This paper explains why there are late phases of adolescence as the rebel without a cause and the revolutionary young man and consequently new characters are created, and the image of the criminal juveline remained in the social imaginary,thus defining and procastinating his/her fate.
Referência(s)