Da adolescência em perigo à adolescência perigosa

1999; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 15; Issue: 15 Linguagem: Português

10.5380/educar.v15i15.2048

ISSN

1984-0411

Autores

María Rita de Assis César,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Este artigo trata da relacao intrinseca entre a definicao de adolescencia e a ideia de delinquencia juvenil pre-existente, tomada de emprestimo da filantropia e dos tratados juridicos do seculo XIX, a partir da qual delineou-se a figura do adolescente “ideal”. Resulta da analise de livros e textos da (psico)pedagogia – produzidos entre a primeira decada do seculo XX ate os anos setenta –, os quais, por meio de um discurso proprio, tracaram definicoes e problematicas, caracterizando cientificamente o surgimento de uma nova subjetividade, a adolescencia. Essa pesquisa demonstra ainda alguns deslocamentos posteriores da definicao de adolescencia – como o rebelde sem causa e o jovem revolucionario – e que, ainda com a criacao desses novos personagens, a imagem do adolescente transgressor permaneceu vigente no imaginario social, definindo e determinando os destinos deste sujeito. Abstract This paper deals with the intrinsic relationship between adoslence definition and juveline delinquence, based upon philanthropy, and Judicial Treaties from the XIX century, from where the “ideal” adolescent was borrowed . It results from an analysis of (Psycho) Pedagogy books and texts from the first decades of the XX century until the seventies – which by using their jargons, designed definitions which led to problematic situations, and so scientifically identified a new ADOLESCENCE. This paper explains why there are late phases of adolescence – as the rebel without a cause and the revolutionary young man – and consequently new characters are created, and the image of the criminal juveline remained in the social imaginary,thus defining and procastinating his/her fate.

Referência(s)
Altmetric
PlumX