
Empresas familiares: desfilando seus processos sucessórios
2004; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1679-39512004000300007
ISSN1679-3951
AutoresFélix João Rossato Neto, Neusa Rolita Cavedon,
Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
ResumoO Mercado Público configura-se como uma instituição centenária que através da tradição vem mantendo uma posição diferenciada em relação aos demais centros de compra do gênero na capital gaúcha. A presente pesquisa busca identificar os aspectos que levam os filhos dos donos das lojas a darem continuidade ou não aos negócios de seus pais. O método etnográfico permitiu a vivência daquele cotidiano. Os resultados mostram que a primeira geração de empresários, descendentes de italianos, oriundos da zona rural do interior do Estado, estabeleceu uma rede. Aos homens, jovens, que optarem por não estudar, cabe-lhes o "castigo" de começar desde tenra idade a sua socialização no ambiente onde os pais exercem suas atividades visando a sucessão. A filha mulher deve, preferencialmente, manter-se afastada do Mercado Público por ser esse um espaço predominantemente masculino Os atritos entre pais e filhos encontram ressonância nas diferenças geracionais decorrentes da ênfase ao "novo" dada pelos segundos e no apego ao "velho" defendido pelos primeiros.
Referência(s)