Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro

2007; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462007000400003

ISSN

1982-0216

Autores

Débora Maria Befi‐Lopes, Ana Manhani Cáceres-Assenço, Karina de Toledo Araújo,

Tópico(s)

Stuttering Research and Treatment

Resumo

OBJETIVOS: analisar quantitativamente a relação entre o uso de substantivos e verbos em situação de fala espontânea em pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem, bem como analisar a classificação dos verbos utilizados na mesma amostra de fala. MÉTODOS: amostras de fala de sessenta pré-escolares (divididos em três grupos de acordo com sua faixa etária e pareados quanto ao sexo) obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica. RESULTADOS: a análise dos dados demonstrou que o uso de verbos predominou em todos os grupos não havendo diferenciação entre os sexos. Com relação aos tipos de verbos, os sexos têm desempenho semelhante: o de maior ocorrência foi o intransitivo, sendo que em GI e GII o segundo mais freqüente foi o de ligação e em GIII foi o transitivo direto. CONCLUSÃO: este estudo demonstrou que os pré-escolares estudados utilizam mais verbos que substantivos desde o segundo ano de vida, sendo que o verbo mais freqüente foi de tipo intransitivo em todas as faixas etárias seguido pelo verbo de ligação nos segundo e terceiro anos de vida e pelo transitivo direto no quarto ano de vida. Finalmente, constatou-se não haver diferenças significantes nos aspectos aqui mencionados para meninas e meninos.

Referência(s)