
Construindo uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica: um estudo na formação de professores de Física
2004; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132004000200007
ISSN1980-850X
AutoresFernanda Ostermann, Trieste S. F. Ricci,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste trabalho, apresentamos os resultados obtidos com a implementação de uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica (MQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da primeira turma (ano de 2002) do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). A avaliação da aprendizagem foi realizada a partir da aplicação de um instrumento especialmente construído para fazer um levantamento das noções básicas sobre Mecânica Quântica (MQ) de professores de Física de Ensino Médio em formação e em serviço. Os resultados da aplicação do instrumento demonstraram que os professores alunos apresentavam lacunas importantes em relação a aspectos conceituais básicos de MQ antes do curso. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, foi possível promover mudanças em suas concepções, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.
Referência(s)