Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Resistência a antimicrobianos de bactérias oriundas de ambiente de criação e filés de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus)

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-70542006000100018

ISSN

1981-1829

Autores

Rejeana Márcia Santos Lima, Henrique César Pereira Figueiredo, Flaviane Castro de Faria, Roberta Hilsdorf Picolli, Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho, Priscila Vieira Rosa,

Tópico(s)

Identification and Quantification in Food

Resumo

A resistência de bactérias a antimicrobianos foi determinada em uma piscicultura de tilápias (Oreochromis niloticus) em tanques de terra, sem utilização de antibióticos para profilaxia ou controle de doenças. Foi selecionado um tanque, capturados peixes e coletadas amostras de conteúdo intestinal e superfície dos peixes, água de abastecimento e do tanque, ração, filés de tilápias frescos e congelados. Colônias representativas foram selecionadas e analisadas pelos testes de Gram, catalase, oxidase e oxidaçãofermentação. Foram selecionadas 89 amostras e submetidas a antibiograma, utilizando vários antimicrobianos. A maioria das bactérias pertenceu às famílias Enterobacteriaceae e Vibrionaceae. Tanto no ambiente de criação como nos filés de tilápias observou-se que os isolados bacterianos apresentaramse resistentes principalmente a ampicilina e eritromicina. O índice de múltipla resistência a antimicrobianos (MAR) foi calculado, sendo que do total de 89 isolados analisados 74 (83%), apresentaram MAR ³ 0,2, ou seja apresentaram-se resistentes a dois ou mais antimicrobianos. As freqüências de índice MAR foram altas e maiores na ração.

Referência(s)