
Proposta de escala para mensurar o valor percebido no varejo bancário brasileiro
2009; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552009000200009
ISSN1982-7849
AutoresJoão Carlos Neves de Paiva, Francisco Vidal Barbosa, Áurea Helena Puga Ribeiro,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoO objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala para identificar e classificar os atributos mais valorizados pelos clientes no relacionamento com bancos de varejo. Há carência de estudos sobre a percepção de valor que considerem variáveis como setores da economia, segmentos de consumidores ou regiões geográficas, possibilitando maior precisão nas estratégias para conquistar, de forma duradoura, a preferência de consumo do cliente, focando seus negócios atuais e futuros. A metodologia utilizada reuniu procedimentos sugeridos por diversos autores que são referências na área, com ênfase no processo de triangulação, em que a abordagem qualitativa funciona como suporte consistente para análises quantitativas. A escala passou por processos de purificação, diversos testes qualitativos e quantitativos, apresentando confiabilidade e validade. Os resultados indicaram que escalas específicas são mais eficazes para explicar fenômenos de marketing relacionados a valor para o cliente, bem como a relevância da metodologia utilizada para novas pesquisas nesse campo de estudos. Contudo são recomendáveis novos estudos empíricos para confirmar a validade da escala proposta.
Referência(s)