
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
2006; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-47442006000300013
ISSN1806-9126
AutoresNorma Teresinha Oliveira Reis, Nilson Marcos Dias García,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoNeste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar.
Referência(s)