Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A visão das crianças sobre a felicidade

2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572014000100015

ISSN

2175-3539

Autores

Cláudia Hofheinz Giacomoni, Luciana Karine de Souza, Cláudio Simon Hutz,

Tópico(s)

Resilience and Mental Health

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender as concepções da criança sobre a experiência de ser feliz e de como seja uma pessoa assim, conforme a faixa etária e o nível socioeconômico. Participaram 200 crianças (52,5% meninas) de cinco a doze anos, de escolas públicas e privadas. As crianças foram entrevistadas individualmente sobre o que é ser feliz e como é uma pessoa feliz. Sobre o que é ser feliz, as crianças trouxeram mais conteúdos sobre sentimentos positivos e self positivo. As crianças de escolas privadas mencionaram mais o lazer, e as de escola pública destacaram a satisfação de necessidades básicas e desejos. Sobre como é uma pessoa feliz, mais da metade da amostra apontou características subjetivas positivas, com os meninos citando mais esses conteúdos. Os resultados são discutidos com base na literatura disponível, com implicações na avaliação do bem-estar subjetivo e da satisfação de vida na infância.

Referência(s)