
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
2013; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172013000300027
ISSN1806-9126
AutoresMarinês Domingues Cordeiro, Luiz O. Q. Peduzzi,
Tópico(s)Science Education and Pedagogy
ResumoNa década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas.
Referência(s)