Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula

2012; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 34; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172012000400023

ISSN

1806-9126

Autores

Luiz Antônio Ribeiro, Marcelo F. Cunha, Cássio C. Laranjeiras,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.

Referência(s)