
Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental
2006; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382006000100007
ISSN1980-5470
AutoresCláudia Gomes, Altemir José Gonçalves Barbosa,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
Resumoas atitudes em relação às pessoas com as necessidades especiais representam um dos mais importantes fatores para o sucesso da escola inclusiva. Para avaliar as atitudes do professor quanto à inclusão de portadores de paralisia cerebral (PPC), um questionário com uma escala de atitude foi aplicado em 68 professores de ensino fundamental. Foi evidenciada discordância com relação à inclusão de PPC na escola. A análise fatorial levou a seis fatores que podem explicar tais atitudes: como ensinar PPC em classes normais; sentimentos e emoções de professores na presença de PPC; contato com os PPC; o tipo de educação mais adequado para os PPC; rendimento escolar da sala de aula com a presença de um PPC; e preconceito na sala de aula. Dissonância entre as dimensões afetiva, cognitiva e denotativa das atitudes dos professores foi constatada, a discordância e a dissonância evidenciadas podem representar barreiras quanto à inclusão escolar de PPC.
Referência(s)