Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental

2006; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382006000100007

ISSN

1980-5470

Autores

Cláudia Gomes, Altemir José Gonçalves Barbosa,

Tópico(s)

Assistive Technology in Communication and Mobility

Resumo

as atitudes em relação às pessoas com as necessidades especiais representam um dos mais importantes fatores para o sucesso da escola inclusiva. Para avaliar as atitudes do professor quanto à inclusão de portadores de paralisia cerebral (PPC), um questionário com uma escala de atitude foi aplicado em 68 professores de ensino fundamental. Foi evidenciada discordância com relação à inclusão de PPC na escola. A análise fatorial levou a seis fatores que podem explicar tais atitudes: como ensinar PPC em classes normais; sentimentos e emoções de professores na presença de PPC; contato com os PPC; o tipo de educação mais adequado para os PPC; rendimento escolar da sala de aula com a presença de um PPC; e preconceito na sala de aula. Dissonância entre as dimensões afetiva, cognitiva e denotativa das atitudes dos professores foi constatada, a discordância e a dissonância evidenciadas podem representar barreiras quanto à inclusão escolar de PPC.

Referência(s)