Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino médio: unitário ou multiforme?

2015; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 20; Issue: 60 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782015206007

ISSN

1809-449X

Autores

Paolo Nosella,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O texto defende duas ideias: a primeira afirma que o ensino médio é uma fase estratégica do sistema escolar, possui sentido pedagógico em si. Considera, portanto, ser equivocado considerá-lo intermediário, heterônomo, entre as séries escolares do ensino fundamental e a universidade ou o mercado. A segunda ideia questiona que textos de um autor como Antonio Gramsci possam ser usados para justificar, teórica e dialeticamente, um programa de profissionalização precoce em nível de ensino médio. Fundamenta essa segunda assertiva por meio da análise filológica e hermenêutica dos textos desse autor. Conclui que a implementação do ensino médio unitário, de qualidade, no Brasil, exige profunda reforma do ensino médio regular, sobretudo o público, de caráter formativo.

Referência(s)