Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Visões do Novo Mundo na pintura religiosa da Renascença

2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0101-90742013000100013

ISSN

1980-4369

Autores

Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona,

Tópico(s)

Travel Writing and Literature

Resumo

Este artigo aborda o estudo dos elementos familiares aos exploradores europeus que estabeleceram suas primeiras coordenadas a partir de analogias com o Paraíso e com Cocanha para assimilar e interpretar pictoricamente o Novo Mundo, uma realidade antes desconhecida, e integrá-la à cultura ocidental. Assim, o Cristianismo é muito importante, porque vai oferecer o referencial - em um primeiro momento - para estabelecer a imagem do índio em episódios religiosos da cultura ocidental europeia. Uma imagem que ora será positiva, vinculada ao paraíso, e ora negativa, sendo vinculada ao inferno.

Referência(s)