Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático

2000; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 21; Issue: 70 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302000000100009

ISSN

1678-4626

Autores

Eloísa de Mattos Höfling,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A concepção de políticas públicas sociais, mesmo comportando diferentes ênfases, deve trazer implícitos os princípios de maior democratização nas esferas de decisão e maior distribuição de benefícios sociais à população focalizada. O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, como um programa de governo no interior da política educacional, também deve ser analisado à luz destes parâmetros. A participação historicamente concentrada de reduzido número de grupos editoriais privados no processo decisório referente à implementação do PNLD, coloca em questão tanto os objetivos como o alcance de uma política pública de corte social.

Referência(s)