Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um jeito de fazer hipermídia para o ensino de Física

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p864

ISSN

2175-7941

Autores

Tatiana da Silva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se as bases teóricas e metodológicas do processo de elaboração e de produção de materiais didáticos apoiados em recursos computacionais tais como animações, simulações, jogos e laboratórios virtuais, para uso no ensino de física. O material foi construído com recursos de hipermídia, que une os conceitos de não linearidade, hipertexto e multimídia (animações, simulações, sons) numa só linguagem. O conceito de hipermídia pode ser também associado ao conceito de objeto de aprendizagem o que permite a criação de materiais digitais com diferentes granularidades que vão desde uma atividade até um curso completo. Se o material didático for criado com esta preocupação, ele pode ser utilizado em diferentes ambientes de aprendizagem, sob diferentes plataformas, e fornecem uma base para que a avaliação de seu uso possa ser feita também em diferentes situações didáticas. Os temas abordados fazem parte de conteúdos discutidos no ensino médio e nas disciplinas de física básica do ensino superior. O material encontra-se disponível em página aberta na internet e alguns deles também podem ser acessados a partir do banco de objetos educacionais do MEC.

Referência(s)