Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola experimental de primatas

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2002000200017

ISSN

1678-4669

Autores

Olavo de Faria Galvão, Romariz da Silva Barros, Aline Cardoso Rocha, Mariana Barreira Mendonça, Paulo Roney Kilpp Goulart,

Tópico(s)

Child and Animal Learning Development

Resumo

Aproximando, metaforicamente, os termos "laboratório" e "escola", o presente trabalho apresenta um programa de pesquisa experimental que visa desenvolver procedimentos para a construção de repertório simbólico em macacos-prego (Cebus apella). A metáfora "laboratório-escola" justifica-se pela semelhança dos procedimentos de treino de discriminações ou relações com programas de ensino de tarefas gradualmente mais complexas. O desafio tem sido o de manter o comportamento dos "aprendizes" sob controle das propriedades da tarefa programadas pelo experimentador. Os procedimentos são permanentemente avaliados em função da efetividade para produzir a planejada formação de relações não diretamente treinadas entre estímulos. Os resultados obtidos demonstram a aquisição do conceito de identidade e indicam a possibilidade de ensino de repertórios mais complexos, que são pré-requisitos para o comportamento simbólico e o possível aproveitamento de tecnologia para ensino desse tipo de repertório a pessoas com dificuldades no desenvolvimento de funcionamento simbólico convencional.

Referência(s)