
Escola experimental de primatas
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2002000200017
ISSN1678-4669
AutoresOlavo de Faria Galvão, Romariz da Silva Barros, Aline Cardoso Rocha, Mariana Barreira Mendonça, Paulo Roney Kilpp Goulart,
Tópico(s)Child and Animal Learning Development
ResumoAproximando, metaforicamente, os termos "laboratório" e "escola", o presente trabalho apresenta um programa de pesquisa experimental que visa desenvolver procedimentos para a construção de repertório simbólico em macacos-prego (Cebus apella). A metáfora "laboratório-escola" justifica-se pela semelhança dos procedimentos de treino de discriminações ou relações com programas de ensino de tarefas gradualmente mais complexas. O desafio tem sido o de manter o comportamento dos "aprendizes" sob controle das propriedades da tarefa programadas pelo experimentador. Os procedimentos são permanentemente avaliados em função da efetividade para produzir a planejada formação de relações não diretamente treinadas entre estímulos. Os resultados obtidos demonstram a aquisição do conceito de identidade e indicam a possibilidade de ensino de repertórios mais complexos, que são pré-requisitos para o comportamento simbólico e o possível aproveitamento de tecnologia para ensino desse tipo de repertório a pessoas com dificuldades no desenvolvimento de funcionamento simbólico convencional.
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