A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana
2009; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132009000200009
ISSN1980-850X
AutoresTania Maria Cerati, Rosmari Aparecida de Morais Lazarini,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.
Referência(s)