Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana

2009; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132009000200009

ISSN

1980-850X

Autores

Tania Maria Cerati, Rosmari Aparecida de Morais Lazarini,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.

Referência(s)