
Coping em jovens frente à expectativa de inserção ocupacional e indicadores de depressão
2008; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722008000400017
ISSN1806-9770
AutoresJorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Francisco José Batista de Albuquerque, Cíntia Ribeiro Martins, Henrique Barboza D'Albuquerque, Maria Tereza de Souza Neves,
Tópico(s)Healthcare professionals’ stress and burnout
ResumoO objetivo do presente trabalho consistiu em investigar o papel do pensamento construtivo e da estratégia de coping frente à expectativa de inserção ocupacional e suas conseqüências em relação a indicadores de depressão em uma população não clínica de estudantes. Participaram deste estudo 413 estudantes, sendo 35,7% do terceiro ano do ensino médio e 24,4% do ensino superior da cidade de Areia (área rural), e 14,4% do terceiro ano do ensino médio e 25,4% do ensino superior da cidade de João Pessoa (área urbana). De acordo com os resultados, os jovens que utilizam os recursos de coping, tais como coping comportamental e emocional (dimensões do pensamento construtivo) e coping direto (dimensão das estratégias de coping), são os que melhor enfrentam as pressões da transição da escola/universidade para o mercado de trabalho, com menores níveis de depressão e melhores expectativas de inserção ocupacional.
Referência(s)