Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo preliminar para a construção da Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ)

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/psi.v8i2.3254

ISSN

1981-8076

Autores

Fermino Fernandes Sisto, Selma de Cássia Martinelli,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Esta pesquisa trata da construção e estudo fatorial de um instrumento para avaliar o autoconceito para crianças e jovens nos contextos social, escolar, familiar e pessoal. Foram analisadas as respostas de 555 estudantes, com idades entre 8-16 anos. Deles, 281 (50,6%) eram do gênero masculino e 274 (49,4%) do gênero feminino, freqüentando de segunda a oitava séries do ensino fundamental. Os itens foram eliminados com base na saturação fatorial e na consistência interna e selecionados 20 itens, distribuídos nos quatro fatores pretendidos, explicando 41,09% da variância. Os coeficientes de consistência interna de Cronbach variaram de 0,59 a 0,62 para os fatores e para a pontuação total foi de 0,78. Assim, foram identificados itens que caracterizam os quatro contextos. Esses dados corroboram a perspectiva da multidimensionalidade do self defendida primeiramente por Mead e James.Palavras-chave: análise fatorial; crianças; jovens.

Referência(s)