Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do Geogebra: um estudo com professores de matemática<br><i>The development of statistical literacy from use of GeoGebra: a study with teachers of mathematics</i>

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1981-1322.2012v7n2p246

ISSN

1981-1322

Autores

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud, María José Ferreira da Silva,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

Os conteúdos estatísticos para a escola básica são foco do presente artigo, particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos. A coleta de dados deu-se por meio de observação participante e relatos dos participantes em diários de bordo, além da análise do produto final do projeto: o tutorial. Entre os resultados observados, cabe citar o grande envolvimento dos professores participantes da pesquisa na construção do tutorial, o fortalecimento das relações interpessoais, caracterizando o grupo colaborativo mas, principalmente, o aprofundamento dos conhecimentos específicos de conteúdo e dos conhecimentos didático-pedagógicos relativos a esses conteúdos.

Referência(s)