
Dinâmica organizacional, crescimento das consultorias e mudanças nos conteúdos gerenciais nos anos 90
2004; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132004000200006
ISSN1980-5411
AutoresJúlio César Donadone, Laerte Idal Sznelwar,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA partir dos anos noventa a figura do consultor se tornou cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Neste artigo procura-se discutir o crescimento do mercado de consultorias e as mudanças nos conteúdos das funções gerenciais decorrentes das transformações no controle e na propriedade das empresas nos anos 90. Para tanto utilizam-se os seguintes pontos de referência: i) Primeiro, a dinâmica organizacional das últimas décadas, em especial as formulações que procuram lidar com a questão da influência do campo financeiro nas formas de gestão e nos conteúdos gerenciais das empresas, em especial neste estudo os processos de fusão, Take Over e privatização da década de 1990. ii) Num segundo momento, enfoco o mercado de consultoria internacional, procurando identificar suas características e principais mudanças nas últimas décadas. Desta maneira, busca-se caracterizar o relacionamento entre as firmas de consultoria e as demais organizações, que se constitui como um importante elemento para o entendimento da dinâmica organizacional do período e dos novos formatos das carreiras e funções gerenciais.
Referência(s)