Artigo Acesso aberto

Mobilidade metropolitana: níveis de motorização e padrões de sinistralidade pedonal da cidade de Lisboa

2011; UMR ESPACE et UMR LISST; Volume: 21; Linguagem: Português

10.4000/sociologico.404

ISSN

2182-7427

Autores

Victor Meirinhos,

Tópico(s)

Nutrition, Health, and Society Studies

Resumo

A utilização individual e recorrente do automóvel particular nas sociedades contemporâneas tem promovido uma elevada fragmentação das comunidades locais bem como impactos directos na saúde pública das populações. Perante a inevitabilidade destes fenómenos tem havido forte aposta das autoridades europeias na segurança rodoviária. Neste aspecto, poderá ser considerado paradigmático o caso da baixa da cidade de Lisboa, um local de confluência dos principais movimentos pendulares de acesso à cidade de Lisboa. Perante estes resultados será de propor que a elevada sinistralidade pedonal no período em análise possa de alguma forma estar correlacionada com a elevada concentração de estabelecimentos de diversão nocturna. O presente estudo promove uma análise epidemiológica dos atropelamentos ocorridos na baixa da cidade de Lisboa, num período de quatro anos (2006-2009), de forma a aferir a influência de determinados aspectos estruturais característicos daquela área emblemática da cidade de Lisboa.

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