Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia

2013; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822013000300007

ISSN

1807-0310

Autores

Vera Lúcia Trevisan de Souza, Ana Paula Petroni, Paula Costa de Andrada,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados.

Referência(s)