
As Kibs e a inovação tecnológica das firmas de serviços
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-06182009000200005
ISSN1982-3533
Autores Tópico(s)Business Strategy and Innovation
ResumoNo âmbito da União Europeia e da OCDE, é crescente a importância atribuída aos intangíveis e aos serviços na chamada Economia Baseada no Conhecimento. Algumas firmas de serviços são classificadas como Knowledge Intensive Business Services (Kibs), ou seja, serviços empresariais intensivos em conhecimento. Segundo a literatura, as Kibs exercem um papel de facilitadoras da inovação, ao fornecerem a interface entre o conhecimento genérico disponível na economia e o conhecimento tácito localizado na firma. O estudo utilizou microdados da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep) 2001 para investigar empiricamente se é possível afirmar que as Kibs contribuem para a inovação tecnológica de suas clientes do próprio setor de serviços. Os resultados indicam que os serviços para os quais essa afirmativa encontra respaldo foram: jurídicos, contábeis, de soluções de internet, de comunicação empresarial, de publicidade e propaganda e de gestão empresarial.
Referência(s)