
Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/198464444827
ISSN1984-6444
AutoresCristiano Eduardo Wendt, Cláudio Almir Dalbosco,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumohttp://dx.doi.org/10.5902/198464444827 O ensaio discute a importância de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia moderna, tendo por base sua obra filosófico-pedagógica Emílio ou Da Educação. Busca apresentar qual o significado do iluminismo pedagógico, bem como, a concepção de educação natural, e as duas grandes novidades trazidas por Rousseau para o campo educacional, a saber, os conceitos de infância e de educação. Nesta perspectiva, analisa as três principais interpretações a que o iluminismo rousseauniano foi submetido ao longo da história: como otimista da razão, primitivista e dialético da razão. Assumindo o pensamento do genebrino como defensor de uma dialético da razão, o ensaio procura refletir sobre os desdobramentos que esta concepção provoca ao seu projeto de educação natural e como reflete no desenvolvimento cognitivo e moral dos infantes. Por fim trata de apresentar duas inovações que Rousseau traz para o campo da educação, a primeira no que diz respeito ao conceito de infância e, a segunda, ao processo pedagógico como um todo, considerando as fases de amadurecimento biológico, cognitivo e moral, nas quais cada criança se encontra.
Referência(s)