Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
2014; Springer Science+Business Media; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1678-7153.201427306
ISSN1678-7153
AutoresJoão V. Correia, António J. Santos, Miguel Freitas, António Rosado, Kenneth H. Rubin,
Tópico(s)Personality Traits and Psychology
ResumoO Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confirmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fiabilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.
Referência(s)