Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Charge, cartum e quadrinhos: linguagem alternativa no ensino de geografia

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rp.v18i1.2512

ISSN

2238-8850

Autores

Eunice Isaias da Silva,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

RESUMO Este artigo é o início de uma refl exão sobre a linguagem da charge, cartum e da tira de quadrinhos, como uma forma alternativa de contribuição ao ensino de geografia. Propõe-se o uso destes, como recursos didáticos auxiliares na relação ensino-aprendizagem, colaborando para a análise de diversas categorias e escalas geográficas. Argumenta-se que a leitura desses textos e imagens, divulgados por vários meios de comunicação, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a melhor compreensão de informações presentes no cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: ensino de geografia, linguagem alternativa, recursos didáticos.

Referência(s)