Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios

2006; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172006000300016

ISSN

1806-9126

Autores

Tamara O. Bernardes, Rafael R. Barbosa, Gustavo Iachel, Augusto Batagin‐Neto, Marco A.L. Pinheiro, Rosa Maria Fernandes Scalvi,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. De acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental.

Referência(s)