O México de Alejandro Jodorowsky em La montaña sagrada
2012; Q23047551; Issue: 20 Linguagem: Português
10.4000/cinelatino.404
ISSN2425-1356
Autores Tópico(s)Cinema History and Criticism
ResumoO artigo se propõe a analisar a representação do México em La montaña sagrada de Alejandro Jodorowsky. Para tanto, o texto se inicia com uma introdução em que é mencionada brevemente a recepção da obra de Jodorowsky pela crítica e pela historiografia do cinema mexicano e o estado em que se encontra os estudos sobre a obra do cineasta nos dias de hoje. Em seguida, procuramos delinear a trajetória artística de Jodorowsky desde a sua chegada no México como encenador teatral em 1960 até a sua estreia no cinema com a realização de seu primeiro filme Fando y Lis. Logo, na terceira parte do ensaio, analisamos o filme La montaña sagrada por meio de duas cenas: a cena do massacre aos estudantes e a cena da representação do Grande Circo da Conquista do México. Através dessas duas cenas estudamos o confronto entre o México mítico e o México contemporâneo presente no filme e o seu diálogo estabelecido com a visão do México e da cultura ancestral mexicana de Antonin Artaud.
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