Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O México de Alejandro Jodorowsky em La montaña sagrada

2012; Q23047551; Issue: 20 Linguagem: Português

10.4000/cinelatino.404

ISSN

2425-1356

Autores

Estevão Garcia,

Tópico(s)

Cinema History and Criticism

Resumo

O artigo se propõe a analisar a representação do México em La montaña sagrada de Alejandro Jodorowsky. Para tanto, o texto se inicia com uma introdução em que é mencionada brevemente a recepção da obra de Jodorowsky pela crítica e pela historiografia do cinema mexicano e o estado em que se encontra os estudos sobre a obra do cineasta nos dias de hoje. Em seguida, procuramos delinear a trajetória artística de Jodorowsky desde a sua chegada no México como encenador teatral em 1960 até a sua estreia no cinema com a realização de seu primeiro filme Fando y Lis. Logo, na terceira parte do ensaio, analisamos o filme La montaña sagrada por meio de duas cenas: a cena do massacre aos estudantes e a cena da representação do Grande Circo da Conquista do México. Através dessas duas cenas estudamos o confronto entre o México mítico e o México contemporâneo presente no filme e o seu diálogo estabelecido com a visão do México e da cultura ancestral mexicana de Antonin Artaud.

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