
A infância nos almanaques: nacionalismo, saúde e educação (Brasil 1920-1940)
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982010000100016
ISSN1982-6621
AutoresMoysés Kuhlmann, Maria das Graças Sandi Magalhães,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoOs almanaques de farmácia foram veículos de difusão não só de medicamentos, mas também de ideias relacionadas com o projeto de modernização da sociedade brasileira. No período entre 1920 a 1940, eles se dedicaram a vários temos vinculados à infância. Associava-se o progresso a uma infância bem-cuidada e disciplinada. As amas de leite e o tipo de amamentação foram objetos de obstinados debates. Além disso, nota-se a preocupação com os aspectos educacionais em atividades como jogos e passatempos, assim como em artigos e editoriais sobre campanhas de alfabetização, a manutenção de escolas e a publicação de materiais didáticos, como abecedários e tabuadas. A mulher é interlocutora privilegiada, tanto em relação aos cuidados e indicações de medicamentos e alimentos quanto nas atividades educativas propostas para as crianças. Cuidar e educar a criança simbolizava a introdução de padrões modernizadores no Brasil.
Referência(s)