Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A "fisiognomia" do livro no estudo psicológico da leitura

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722012000400009

ISSN

1807-0329

Autores

Luciana Dadico,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Buscamos, por meio deste trabalho, investigar de que maneira o livro como meio institui certos modos de ler no ciclo atual de produção e reprodução literária. A parte empírica desta pesquisa incluiu entrevistas com dez leitores brasileiros, que escolheram livros para ler e nos contaram sobre suas leituras. As entrevistas, semiabertas, foram registradas com um gravador e analisadas durante a elaboração deste trabalho. Pelas imagens expressas pelos leitores durante estas entrevistas, e fazendo uso de um método fisiognômico, inspirado em estudos desenvolvidos por Theodor Adorno, identificamos como categorias imanentes do livro: a) a ilusão de proximidade; b) a conservação temporal; c) a ubiquidade relativa; d) a semipadronização; e e) a unidade portabilidade-fluidez. A relação entre leitor e livro, atravessada por essas categorias, tende a promover a fome de ler e a leitura distraída como modos de leitura característicos.

Referência(s)