Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Melhorar a atratividade da informação através do uso da realidade aumentada

2014; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-99362014000100004

ISSN

1981-5344

Autores

Javier Fombona Cadavieco, Maria de Fátima Goulão, Marco Antonio García Tamargo,

Tópico(s)

ICT in Developing Communities

Resumo

Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de realidade aumentada e as suas aplicações no contexto de aprendizagem, nomeadamente, para explicar um conceito através da incorporação de dados ao objecto captado por um dispositivo móvel. A técnica consiste em analisar imagens-chave na foto ou a própria posição geográfica do usuário e combiná-las, através de uma aplicação informática, com dados armazenados e que se sobrepõem à realidade. Esta técnica desafia a tarefa clássica no quadro tradicional. Com ela, pretende-se rendibilizar, do ponto de vista informacional e educativo, o fenómeno alargado do uso de dispositivos móveis pois, observamos que estas tecnologias avançadas motivam o utilizador a explorar determinadas áreas do conhecimento. Este tipo de trabalho aplica-se a etapas educativas indefinidas pois, actualmente, prolonga-se, ao longo da vida, os momentos em que se adquire formação. Os âmbitos de utilização também não são específicos e dissipam-se, dado que a referência espacial está se deslocando para um campo virtual de indefinição física e num contexto dominado pelo próprio usuário.

Referência(s)