
A fenomenologia e a pesquisa dos espaços de serviços
2002; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 42; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902002000300008
ISSN2178-938X
AutoresJosé Luís Felício Carvalho, Sylvia Constant Vergara,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoA compreensão das experiências interativas e das vivências essenciais dos consumidores com os ambientes físicos de serviços não parece estar sendo adequadamente suprida por meio dos procedimentos metodológicos convencionais. No entanto, a recente emergência da perspectiva epistemológica da fenomenologia, e sua conseqüente metodologia em Marketing, vem constituindo-se como opção particularmente interessante e promissora para propiciar um melhor conhecimento daquelas situações. Embora seja assim, essa abordagem metodológica tem encontrado poucas formalizações acadêmicas capazes de ampliar seu uso por pesquisadores. Dessa forma, a proposta do presente ensaio é apresentar argumentos, procedimentos e formas pelas quais a fenomenologia pode constituir-se como opção metodológica adequada para a pesquisa dos espaços físicos de serviços.
Referência(s)