Artigo Acesso aberto

Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana

2006; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072006000200004

ISSN

1980-265X

Autores

Maria José Menezes Brito, Maria Flávia Gazzinelli, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Propõe-se a compreender o processo de construção da identidade das enfermeiras no exercício da gerência em hospitais privados de Belo Horizonte, a partir de um paralelo com o processo de construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Sabe-se que a identidade humana não é dada, constrói-se na infância e ao longo da vida, com a ajuda do outro. O indivíduo constitui suas estruturas cognitivas por meio de um processo organizado de adaptação, ampliando e aprimorando as estruturas mentais e da inteligência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e pelo recurso do teste projetivo gráfico identificou-se que o processo de construção da identidade das enfermeiras reflete singularidades da sua vivência e diferentes fases de maturidade em relação ao exercício da gerência.Tal processo, bem como a elaboração do conhecimentoinclui três estágios: a crise de identidade ou conflito cognitivo; a fase de transição ou adaptação (assimilação e acomodação) e a fase de equilíbrio.

Referência(s)