Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
2006; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072006000200004
ISSN1980-265X
AutoresMaria José Menezes Brito, Maria Flávia Gazzinelli, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoPropõe-se a compreender o processo de construção da identidade das enfermeiras no exercício da gerência em hospitais privados de Belo Horizonte, a partir de um paralelo com o processo de construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Sabe-se que a identidade humana não é dada, constrói-se na infância e ao longo da vida, com a ajuda do outro. O indivíduo constitui suas estruturas cognitivas por meio de um processo organizado de adaptação, ampliando e aprimorando as estruturas mentais e da inteligência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e pelo recurso do teste projetivo gráfico identificou-se que o processo de construção da identidade das enfermeiras reflete singularidades da sua vivência e diferentes fases de maturidade em relação ao exercício da gerência.Tal processo, bem como a elaboração do conhecimentoinclui três estágios: a crise de identidade ou conflito cognitivo; a fase de transição ou adaptação (assimilação e acomodação) e a fase de equilíbrio.
Referência(s)