Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades

2008; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382008000300011

ISSN

1980-5470

Autores

Flávia Mendonça Rosa Luiz, Paula Saud De Bortoli, Milena Flória‐Santos, Lucila Castanheira Nascimento,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

O estudo teve como objetivo buscar evidências na literatura acerca da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Elaboraram-se revisão da literatura e busca dos artigos nas bases de dados PubMed e PsycINFO, utilizando as palavras-chave Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child e preschool, no período de 1994 a 2007. Selecionaram-se oito artigos e sua análise permitiu a identificação do tema: experiências e recomendações para a inclusão. Os dados desta revisão, em sua maioria provenientes de relatos de experiências, indicaram que os fatores que colaboraram ou dificultaram o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino relacionaram-se à escola, aos pais e ao professor. Os resultados deste estudo oferecem possibilidades para melhorar o processo de inclusão, apresentam os desafios e ainda apontam a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas, cujos resultados possam ser aplicados na prática.

Referência(s)