
A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades
2008; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382008000300011
ISSN1980-5470
AutoresFlávia Mendonça Rosa Luiz, Paula Saud De Bortoli, Milena Flória‐Santos, Lucila Castanheira Nascimento,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoO estudo teve como objetivo buscar evidências na literatura acerca da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Elaboraram-se revisão da literatura e busca dos artigos nas bases de dados PubMed e PsycINFO, utilizando as palavras-chave Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child e preschool, no período de 1994 a 2007. Selecionaram-se oito artigos e sua análise permitiu a identificação do tema: experiências e recomendações para a inclusão. Os dados desta revisão, em sua maioria provenientes de relatos de experiências, indicaram que os fatores que colaboraram ou dificultaram o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino relacionaram-se à escola, aos pais e ao professor. Os resultados deste estudo oferecem possibilidades para melhorar o processo de inclusão, apresentam os desafios e ainda apontam a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas, cujos resultados possam ser aplicados na prática.
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