Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico

2009; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 11; Issue: suppl 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462009000600005

ISSN

1982-0216

Autores

Márcia de Lima Athayde, Queiti Carvalho, Helena Bolli Mota,

Tópico(s)

Child and Animal Learning Development

Resumo

OBJETIVO: relacionar o desempenho de vocabulário expressivo com a gravidade do desvio, as faixas etárias e os valores de referência da prova de vocabulário utilizada. MÉTODOS: a amostra foi constituída por 17 sujeitos com desvio fonológico, com idades entre três anos e cinco meses e oito anos e dois meses, sendo dividida em quatro grupos, baseado na análise do Percentual de Consoantes Corretas e classificação do grau de severidade conforme Shriberg & Kwiatkowski (1982). Esse resultado permite classificar o desvio em: severo, moderadamente-severo, médio-moderado e médio. Foi aplicado o teste de linguagem ABFW - Vocabulário. Realizou-se análise de correlação entre idade, grau de severidade do desvio fonológico e resultados de referência do teste de vocabulário. RESULTADOS: as crianças de menor gravidade de desvio fonológico obtiveram resultados superiores às demais, apesar da maioria destes resultados serem não significantes. Crianças menores apresentaram desempenho inferior às maiores, o que era esperado. CONCLUSÕES: é possível pensar que a gravidade do desvio fonológico pode estar influenciando o desempenho das crianças desta amostra em uma prova de vocabulário expressivo.

Referência(s)