Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O conceito de gênero: uma leitura com basenos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009)

2011; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 16; Issue: 46 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782011000100006

ISSN

1809-449X

Autores

Marília Pinto de Carvalho,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo resulta de trabalho encomendado pelo GT de Sociologia da Educação, com o objetivo de impulsionar o debate teórico sobre o conceito de gênero no âmbito do grupo. Diante da impossibilidade de fazer uma discussão abrangente de todas as vertentes e polêmicas que envolvem o conceito, decidiu-se enfocá-lo a partir dos autores mais frequentemente utilizados nos trabalhos apresentados no GT nos últimos dez anos: Scott, Bourdieu e Connell. Acredita-se que as questões aqui levantadas refletem algumas das tensões e problemáticas candentes nos estudos feministas, podendo contribuir para que pesquisadores e pesquisadoras da educação, mesmo não se tornando especialistas, considerem também as determinações de gênero em seus estudos específicos.

Referência(s)