Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A classificação da Publicidade e o discurso publicitário como fatores de construção das representações do rural

2014; Intercom; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1809-58442014000100012

ISSN

1980-3508

Autores

Laene Mucci Daniel, Nora Presno Amodeo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa que analisou a representação sobre o rural na Publicidade da revista Globo Rural nas décadas de 1980, 1990 e de 2000. Os 384 anúncios foram analisados segundo o seguinte tratamento metodológico: classificação de suas categorias e conceitos publicitários; identificação de seus aspectos estruturais discursivos e semióticos, a partir de sua forma/arte e conteúdo/texto; e, codificação do conteúdo de suas mensagens. O objetivo, neste trabalho é descrever as formas, tipos e classes da Publicidade e o discurso publicitário recorrentes na revista analisada. Ao longo da análise e comparação dos anúncios, percebeu-se que à medida que o contexto se modificou, as representações sobre o rural acompanharam e manifestaram suas modificações.

Referência(s)