Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ruído escolar e sua implicação na atividade de ditado

2007; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462007000100016

ISSN

1982-0216

Autores

Graziela Cambruzzi Jaroszewski, Bianca Simone Zeigelboim, Adriana Bender Moreira de Lacerda,

Tópico(s)

Acoustic Wave Phenomena Research

Resumo

OBJETIVO: avaliar o nível de ruído nas salas de aula de primeira série do ensino fundamental, bem como verificar sua interferência durante as atividades de leitura e ditado. MÉTODOS: realizou-se a medição dos níveis de ruído segundo padrões ANSI em sete salas de aula de cinco escolas da rede municipal de ensino da cidade de Urussanga/SC durante as atividades de leitura e ditado. Posteriormente aplicou-se um questionário aos alunos e professores abordando a interferência do ruído nas atividades realizadas. Participaram da pesquisa 109 crianças sendo, 59 do gênero masculino e 50 do gênero feminino. RESULTADOS: os níveis de ruído presentes nas salas de aulas, variou de 59,5 a 71,3 dB(A). Quanto à percepção dos alunos e professores sobre o ruído, 94,5% dos alunos e 100% dos professores perceberam outras fontes sonoras durante as atividades, mas, apenas 52,39% dos alunos e 42,8% dos professores afirmaram interferência do ruído na aplicação das atividades. CONCLUSÃO: observou-se que o nível de ruído mesmo estando acima do proposto pelas normas nacionais, não interferiu no resultado do ditado. Por outro lado, os professores, principalmente das salas mais ruidosas, necessitaram elevar a voz durante a aplicação da atividade, queixando-se posteriormente de cansaço vocal.

Referência(s)