Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola do campo multisseriada: experiência docente

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/2236499410777

ISSN

2236-4994

Autores

Franciele Druzian, Ane Carine Meurer,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho tenciona questões referentes à Educação do Campo multisseriada. Para isso, é baseado na experiência docente e revisão literária, com o objetivo de fazer uma prospecção preliminar da realidade no município de Santa Maria/RS. Em função da constante redução dos discentes do campo, a implantação das classes multisseriadas torna-se periodicamente uma necessidade local, experienciada na maioria das atuais nove instituições do meio rural, as quais representam 20% do total de Escolas de Ensino Fundamental do município. Logo, formação continuada dos professores, novas metodologias de ensino, adequação do conteúdo à realidade do campo, entre outros, são desafos a serem enfrentados para um ensino mais efcaz e inovador. A temática, por ser um objeto de investigação inexplorado localmente, necessita estudos complementares, como este, que integra refexões sobre o ensino multisseriado. Palavras-chave: Classes multisseriadas; Educação do Campo; Ensino Fundamental. DOI: 10.5902/2236499410777

Referência(s)
Altmetric
PlumX