Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma contribuição para aquisição de segunda língua: auxiliares e pronomes partitivos em Italiano e Francês

2007; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0102-44502007000300011

ISSN

1678-460X

Autores

Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este artigo objetiva construir uma ponte entre lingüística teórica, em particular teorias de cunho gerativista, e lingüística aplicada, em especial a pedagogia de ensino de segunda língua aplicada ao ensino de italiano e ao francês para falantes nativos de português (e espanhol). Nossa sugestão é que o conhecimento teórico gerativista do fenômeno da inacusatividade nos permite esclarecer aspectos do processo de aquisição de segunda língua. Como mostraremos, esse conhecimento pode auxiliar alunos de italiano e francês na compreensão das regras que regem seja a seleção de verbos auxiliares nos tempos ativos seja a distribuição do pronome partitivo nestas línguas.

Referência(s)