
Uma contribuição para aquisição de segunda língua: auxiliares e pronomes partitivos em Italiano e Francês
2007; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s0102-44502007000300011
ISSN1678-460X
AutoresCarlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEste artigo objetiva construir uma ponte entre lingüística teórica, em particular teorias de cunho gerativista, e lingüística aplicada, em especial a pedagogia de ensino de segunda língua aplicada ao ensino de italiano e ao francês para falantes nativos de português (e espanhol). Nossa sugestão é que o conhecimento teórico gerativista do fenômeno da inacusatividade nos permite esclarecer aspectos do processo de aquisição de segunda língua. Como mostraremos, esse conhecimento pode auxiliar alunos de italiano e francês na compreensão das regras que regem seja a seleção de verbos auxiliares nos tempos ativos seja a distribuição do pronome partitivo nestas línguas.
Referência(s)