A ciência nos meios de comunicação de massa: divulgação de conhecimento ou reforço do imaginário social?
2007; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132007000200005
ISSN1980-850X
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO texto descreve a crise teórico-metodológica da ciência moderna instaurada no século XX, contraposta ao imaginário social presente na recepção da ciência divulgada pelos meios de comunicação de massa. A descrição demonstra que há um paradoxo entre a produção do conhecimento científico, forjado nos centros e instituições científicas, e a visão geral daqueles que recebem as informações científicas via meios de comunicação de massa. Para tanto, o trabalho estrutura-se em quatro etapas: 1º) descreve o processo da crise teórico-metodológica da ciência no século XX, no âmbito acadêmico; 2º) analisa a formação dos elementos constitutivos do imaginário social, sob a perspectiva sociológica; 3º) analisa as condições da ciência como informação nos meios de comunicação de massa; 4º) demonstra a veiculação das informações científicas dos meios de comunicação de massa, exemplificada pela leitura da revista Superinteressante.
Referência(s)