
Administração de empresas no Japão: aspectos histórios e religiosos
1992; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 32; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75901992000500007
ISSN2178-938X
Autores Tópico(s)Japanese History and Culture
ResumoApesar de empresas serem indubitavelmente entidades seculares engajadas em atividades econômicas, no Japão, as maiores empresas (kaishas) têm dimensões religiosas. Por exemplo, kaishas constroem pequenos santuários xintoístas em suas sedes e conduzem regularmente cerimônias para rezar pela contínua prosperidade da empresa e pela segurança dos seus funcionários. Este artigo descreve e analisa os aspectos religiosos das empresas japonesas, particularmente enfocando kaishas que mantêm monumentos memoriais (kuyoto) no Monte Koya (Wakayama) e a importância destes como meio de identidade corporativa (IC). Por outro lado, os aspectos religiosos do kaisha enfatizam a continuidade cultural e organizacional da era feudal aos tempos modernos.
Referência(s)