Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Administração de empresas no Japão: aspectos histórios e religiosos

1992; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 32; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75901992000500007

ISSN

2178-938X

Autores

Hirochika Nakamaki,

Tópico(s)

Japanese History and Culture

Resumo

Apesar de empresas serem indubitavelmente entidades seculares engajadas em atividades econômicas, no Japão, as maiores empresas (kaishas) têm dimensões religiosas. Por exemplo, kaishas constroem pequenos santuários xintoístas em suas sedes e conduzem regularmente cerimônias para rezar pela contínua prosperidade da empresa e pela segurança dos seus funcionários. Este artigo descreve e analisa os aspectos religiosos das empresas japonesas, particularmente enfocando kaishas que mantêm monumentos memoriais (kuyoto) no Monte Koya (Wakayama) e a importância destes como meio de identidade corporativa (IC). Por outro lado, os aspectos religiosos do kaisha enfatizam a continuidade cultural e organizacional da era feudal aos tempos modernos.

Referência(s)