
Mapas em Deriva: imaginação e cartografia escolar
2012; Editora da Geografia; Linguagem: Português
10.7147/geo12.3187
ISSN2175-3709
AutoresWencesláo Machado de Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA intenção central deste ensaio é provocar os leitores a pensar sobre as possibilidades e potencialidades da ampliação das margens da cartografia escolar se e quando esta incorpora em seus estudos e práticas a dimensão expressiva da linguagem cartográfica, fazendo-a deslocar-se das dimensões comunicativa e informativa à qual ela atualmente se vincula quase que exclusivamente nos ambientes escolares. Ao longo do texto o continente, cartografia escolar, é rasurado, permitindo que dele se parta ao encontro de ilhas-obras de arte atravessadas pela linguagem cartográfica: mapas em deriva configurando um novo arquipélago onde a cartografia se faz outra, mais potente a acolher a dimensão expressiva de crianças e jovens que dela se aproximarem.Palavras-chave: linguagem cartográfica, mapas em deriva, educação pelas imagens.DOI: 10.7147/GEO12.3187
Referência(s)