Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982012000200007

ISSN

1982-6621

Autores

Laura Noemi Chaluh,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, trago parte de minha experiência como professora de futuros professores de Matemática quando ministrei a disciplina Didática, no ano de 2010. Socializo aqui algumas das práticas instituídas nesse contexto e que resgatam a potencialidade dos filmes e da escrita no processo formativo dos alunos. Problematizo a importância de "assistir juntos" a um filme, já que essa experiência estética possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação. Trago a voz dos meus alunos, documentada nos registros semanais elaborados por eles, para dizer das "marcas" que os filmes deixaram no percurso formativo de cada um como futuros professores de Matemática. Ao resgatar essa prática, enfatizo a importância de "educar o olhar" na busca pela constituição de um professor comprometido com uma educação e uma sociedade mais justa e democrática.

Referência(s)